top of page
Buscar
  • Foto do escritorFarmácia de Manipulação

Conheça os chás ou infusões que você deveria beber com mais frequência






O hábito de tomar um chá antes de dormir é bastante comum e pode melhorar a qualidade do sono ao diminuir a ansiedade. Mas, além de acalmar, esse costume traz outros benefícios para a saúde. Sabe-se que o chá é uma das bebidas mais antigas e consumidas do mundo, ficando atrás apenas da água. A história do chá começa na China há mais de dois mil anos antes de Cristo e tudo indica que surgiu de forma acidental. E depois disso a bebida se espalhou rapidamente pelo mundo.


Vale destacar que o chá é uma infusão de uma planta, de origem chinesa, chamada Camellia sinensis. Dessa planta se obtém as variedades de chá branco, verde, vermelho e preto. Por isso, quando a bebida é feita com ervas, especiarias, flores e frutas, ela deve ser chamada de infusão. Independentemente disso, os chás e infusões costumam ser bastante saborosos e indicados para diversos problemas de saúde. Além disso, aquecem o corpo em dias mais frios ou servem de acompanhamento nas principais refeições em versões geladas. Veja, a seguir, detalhes de algumas dessas bebidas.


1. Camomila

Quem sofre com insônia e ansiedade pode se beneficiar ao tomar uma infusão de camomila antes de deitar. A planta contém uma substância que exerce um efeito calmante no sistema nervoso, ajudando a dormir. Ela é bastante indicada para acalmar, diminuir a ansiedade e aliviar o estresse. A camomila também alivia sintomas relacionados a inflamações e auxilia no tratamento de problemas estomacais, ajuda na má digestão e a tratar as úlceras no estômago. É também utilizada para aliviar enjoos e cólicas menstruais. Entre as suas propriedades destaca-se a sua ação anti-inflamatória, antioxidante e cicatrizante. Além de apresentar diversos nutrientes, como vitamina A e minerais .


2. Hibisco

As flores de hibisco possuem um aroma agradável e dão origem a uma bebida que é bastante consumida por quem deseja diminuir a retenção de líquidos. Esse benefício ocorre devido a sua ação diurética e por ter ação antioxidante e anti-inflamatória. Mas, essas flores também se destacam por ajudar na diminuição da pressão arterial. Pesquisas mostram que o consumo de chá de hibisco favorece quem sofre com esse problema devido à presença de antocianinas. Além disso, os compostos antioxidantes do hibisco inibem a formação de radicais livres, combatendo o envelhecimento celular.

E quem precisa controlar o colesterol ou as taxas de glicose no sangue são beneficiados com esse tipo de infusão. O hibisco possui ainda vitaminas, cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio e licopeno.


3. Mate

A erva-mate é nativa do Brasil, Argentina e Paraguai e também é bastante consumida em algumas regiões do país como chimarrão ou tererê (mate gelado). Possui vitaminas, cafeína e sais minerais, além de xantinas que são responsáveis pela ação diurética da planta. Entre os benefícios estão o aumento de energia e a redução o nível de açúcar no sangue. Além disso, a erva-mate diminui o colesterol "ruim" e aumenta o "bom'', reduzindo o risco de problemas cardiovasculares. Isso ocorre porque possui alta concentração de compostos bioativos, como as saponinas, que apresentam uma ação contra o colesterol.

Essa erva possui ação antioxidante por conta da presença dos polifenóis, combate os radicais livres e melhora as funções do fígado e a digestão. Aumenta a energia e o foco mental por conta da cafeína, melhora o desempenho físico e reduz o nível de açúcar no sangue.


4. Hortelã

Com um sabor bastante agradável, a infusão de hortelã também proporciona vários benefícios à saúde. Ela pode ser benéfica para o estômago e digestão, já que ajuda a equilibrar a produção e concentração de ácido estomacal e das enzimas digestivas que são essenciais para a apreensão de nutrientes. Por isso, é recomendada para ajudar na cicatrização da mucosa gástrica e intestinal. A bebida também reduz os sintomas de flatulências ao diminuir os movimentos peristálticos do intestino. O mentol presente na hortelã se destaca pela ação expectorante, aliviando tosses e congestão nasal.

As folhas contêm ainda antioxidantes que melhoram a memória me a capacidade de aprendizado. A hortelã também possui vitaminas A, B6, C, E, K , ácido fólico e riboflavina. Tem ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória.


5. Erva-cidreira

Possui muitos nutrientes para o corpo, como a vitamina A, B, C e minerais como cobre, zinco, ferro, potássio, cálcio, magnésio e fósforo. A erva-cidreira possui efeito calmante e sedativo, auxiliando na redução de problemas de insônia, ansiedade e estresse, o que também melhor o humor de acordo com pesquisas. O consumo desse tipo de bebida diminui problemas estomacais e beneficia o sistema digestivo e diminui a indigestão. Tem também ação antioxidante e por isso combate os radicais livres, ajudando a reduzir o envelhecimento celular.

Também é indicada em casos de cólicas menstruais já que relaxa a musculatura uterina. Essa erva reduz a pressão arterial, uma vez que proporciona uma vasodilatação nas veias.



Deseja adquirir o seu chá?


Farmácia Magistral Peixoto Gomide


Entre em contato conosco pelo Whats App: https://bit.ly/contatomagistral (11 96577 2009)




162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp (3).png
bottom of page