top of page
Buscar
  • Foto do escritorFarmácia de Manipulação

Que tal um chá para auxiliar na diabetes?



A pata-de-vaca é uma planta medicinal, também conhecida como mão-de-vaca ou unha-de-boi, conhecida popularmente como remédio natural para diabetes, mas que carece de comprovação científica desse fato em humanos.

A pata-de-vaca é uma árvore brasileira com um tronco espinhoso, que mede de 5 à 9 metros de altura, e que produz flores grandes e exóticas, geralmente brancas.

O seu nome científico é Bauhinia forficata e as suas folhas secas podem ser compradas em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação. Outros nomes populares são capa-de-bode, casco-de-burro, casco-de vaca, ceroula-de-homem, miroró, mororó, pata-de-boi, pata-de-veado, unha-de-anta e unha-de-vaca.


Para que serve 

As propriedades da pata-de-vaca incluem sua ação antioxidante, analgésica, diurética, laxante, purgativa, hipocolesterolemiante e vermífuga, por isso, pode ser indicada como forma de complementar o tratamento de:

  • Cálculos na bexiga ou nos rins;

  • Hipertensão arterial;

  • Hemofilia;

  • Anemia;

  • Obesidade;

  • Doenças do coração;

  • Doenças do sistema urinário.

Além disso, alguns estudos realizados em ratos afirmam que a pata-de-vaca possui ação hipoglicemiante, podendo ser indicada para auxiliar no tratamento da diabetes, já que é capaz de diminuir os níveis de glicose no sangue.

É importante que antes de usar a pata-de-vaca para diminuir os níveis de glicose no sangue o médico seja consultado, uma vez que seus efeitos no organismo humano e relacionados com a diabetes, bem como a quantidade mínima e máxima recomendada, ainda está sendo estudado.


Como usar 

Para fins medicinais podem ser usadas suas folhas, casca e flores.

  • Chá de pata-de-vaca: Adicionar 20g folhas de pata-de-vaca em 1 litro de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Beber o chá, coado 3 vezes ao dia;

  • Extrato seco de pata-de-vaca: 250 mg ao dia;

  • Tintura de pata-de-vaca: 30 a 40 gotas três vezes ao dia.

Essas formas de uso devem ser usadas após recomendação do médico ou fitoterapeuta, já que a ação dessa planta no organismo ainda não é muito bem estabelecida, bem como as quantidades máximas e mínimas recomendadas para consumo. 


Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo da pata-de-vaca não é recomendado para mulheres grávidas, que estejam em fase de amamentação e para crianças com menos de 12 anos. Além disso, pessoas que possuem hipoglicemia também não devem consumir esse já, uma vez que acredita-se que seja capaz de diminuir ainda mais a quantidade de glicose no sangue.

O consumo crônico dessa planta pode favorecer o desenvolvimento do hipotireoidismo e a formação do bócio endêmico, além de resultar em diarreias crônicas e alteração no funcionamento dos rins devido a sua ação purgante, laxativa e diurética.


Farmácia Magistral Peixoto Gomide


Entre em contato conosco pelo Whats App: https://bit.ly/contatomagistral (11 96577 2009)

7.985 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp (3).png
bottom of page