top of page
Buscar
  • Foto do escritorFarmácia de Manipulação

Chá de Angélica bom para cólicas, gases e antioxidante

Atualizado: 27 de ago. de 2020




A Angélica, também conhecida como arcangélica, erva-de-espirito-santo e Jacinto-da-índia, é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias e digestivas que normalmente é utilizada no tratamento de problemas intestinais, como dispepsia, excesso de gases e má digestão, por exemplo.

O nome científico da Angélica é Angelica archangelica, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e pode ser consumida na forma de chá ou óleo essencial.


Para que serve a Angélica

A Angélica possui propriedade antisséptica, antiácida, anti-inflamatória, aromática, depurativa, digestiva, diurética, expectorante, estimulante, sudorífera e tônica. Assim, a Angélica serve para:

  • Ajudar no tratamento de problemas digestivos, como desconforto abdominal, dispepsia e excesso de gases;

  • Diminuir os sintomas de nervosismo e ansiedade;

  • Aumentar o apetite;

  • Auxiliar no tratamento de problemas circulatórios e na controle da pressão arterial;

  • Aliviar dor de cabeça e os sintomas de enxaqueca;

  • Melhorar a qualidade do sono, diminuindo os episódios de insônia.

Além disso, a Angélica pode ser aplicada diretamente na pele para aliviar dor no nervo e nas articulações e para ajudar no tratamento de doenças de pele.


Chá de Angélica

As partes utilizadas da angélica são o caule, as raízes, as sementes e as folhas da angélica. Além de poder ser utilizada na forma de óleo, a angélica também pode ser usada como chá, que possui propriedades depurativas e diuréticas e pode ser consumido até 3 vezes ao dia.


Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais da Angélica normalmente estão associados ao fato de ser utilizada em grandes quantidades, pois além de ser tóxica pode causar aumento dos níveis de açúcar na urina e irritação gastrointestinal. Dessa forma, o uso de angélica não é indicado para diabéticos e para quem possui úlceras gástricas, a não ser que seja indicado pelo médico ou fitoterapeuta, devendo o uso der feito conforme orientação.

Além disso, o uso da angélica na pele, principalmente na forma de óleo essencial, pode resultar em reações de hipersensibilidade e caso a pessoa se exponha à luz solar por muito tempo, pode deixar o local manchado. Por isso, caso a angélica seja usada na pele, é importante passar o protetor solar logo em seguida para evitar manchas.

O uso de angélica também não é recomendado para as gestantes, pois a planta pode favorecer a ocorrência de contrações uterinas, o que pode levar ao aborto. No caso das mulheres em fase de amamentação não há estudos que definam se o uso é seguro ou não, no entanto é recomendado que não seja feito o uso.


Que tal adquirir o chá ?

Farmácia Magistral Peixoto Gomide

Entre em contato conosco pelo Whats App: https://bit.ly/contatomagistral (11 96577 2009)






2.842 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp (3).png
bottom of page