top of page
Buscar
  • Foto do escritorFarmácia de Manipulação

Conheça benefícios do extrato de própolis


Própolis é substância natural produzida por abelhas e que ajuda imunidade. Saiba quais seus benefícios e como usar o extrato de própolis


O própolis é uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais coletadas pelas abelhas por meio de suas enzimas salivares. Ele é considerado o melhor método de defesa da natureza. Sua função original é vedar a entrada e frestas da colmeia, impedindo a entrada de insetos, bactérias e fungos. Além disso, serve também para manter a temperatura constante dentro da "casa das abelhas" e desinfetar o alvéolo onde a rainha irá depositar os ovos, além de mumificar o invasor que consiga entrar na colmeia. Atualmente, a substância é muito usada na forma de extrato de própolis, que traz diversos benefícios à saúde humana, já que se trata de um antibiótico natural.


Famoso desde o Antigo Egito, o própolis também era conhecido por romanos, grego e incas. Suas propriedades estão sendo amplamente estudadas pelo mundo até hoje e podemos encontrar o produto em diversas formas nos mercados, como cápsulas, balas, pó, tintura de própolis (diluídas em água ou álcool, para suavizar o sabor) e também como extrato de própolis (versão mais concentrada do produto).


Como as abelhas podem coletar resina de ramos, flores, brotos ou caules, e levando em consideração a diversidade da flora e de espécies de abelha presentes no Brasil, além da época de coleta, formam-se diversas composições de própolis. Já em regiões de clima mais temperado e menor biodiversidade, como a Europa, são encontrados tipos mais reduzidos. Assim, um própolis pode ser diferente de outro por conta de sua composição química, propriedades biológicas, cor e odor. A composição química é formada por diversos itens, mas o que mais tem chamado atenção são os flavonoides.



Benefícios do própolis


Famoso há tanto tempo, até hoje há propriedades do própolis sendo estudadas e a substância traz inúmeros benefícios ao ser humano. De acordo com estudos, os principais benefícios do própolis - que podem ser utilizados por meio do extrato de própolis - são os seguintes:


Efeito antibacteriano

Os flavonoides, juntamente com alguns tipos de ácidos também presentes no própolis, causam danos à membrana ou parede celular das bactérias e abalam sua estrutura e funcionamento, impedindo sua multiplicação. Apesar de não ser eficaz contra todos os tipos de bactérias, o extrato de própolis é utilizado regularmente pela população para evitar infecções e aliviar sintomas de dor de garganta, tosse, gastrite, intoxicação alimentar, problemas na gengiva e aftas, assim como prevenir placa bacteriana e mau hálito.


Efeito antiviral

Os flavonoides do tipo crisina e canferol diminuíram a taxa de replicação do vírus da herpes, enquanto que o ácido cinâmico contido no própolis agiu significativamente sobre o vírus da Gripe A (H1N1). Outras substâncias do própolis estão sendo estudados em diferentes linhagens de vírus, inclusive de HIV.


Efeito antiprotozoário

O própolis impediu o crescimento de culturas do Trichomonas vaginalis, (causador da DST Tricomoníase) e também se mostrou efetivo no combate à giárdia (parasita do sistema digestivo humano que causa inflamação no intestino), Toxoplasma gondii (causador da Toxoplasmose) e Trypanosoma cruzi (causador da Doença de Chagas).


Efeito antifúngico

O própolis, combinado com drogas antimicóticas, pode ser eficaz contra alguns tipos de fungos. Um exemplo do seu potencial é sua ação contra Trichophyton e Microsporum (causadores de manchas na pele) em combinação com o líquido propilenoglicol.


Efeito anti-inflamatório

O flavonoide chamado galangina impede a formação de enzimas que causam reações responsáveis por sintomas de inflamação e dor em humanos. Além disso, o própolis estimula a imunidade celular e incentiva a atividade de destruição de corpos estranhos (atividade fagocítica).


Efeito antioxidante

A presença de radicais livres nas células, resultantes de reações de oxidação, podem causar morte celular precoce. Isso faz com que várias doenças possam ser desenvolvidas, como cardiovasculares, reumáticas, neurológicas, diabetes e envelhecimento precoce. Os flavonoides presentes no própolis conseguem eliminar do nosso corpo esses radicais livres em excesso.


Efeito cicatrizante

Os flavonoides são também os responsáveis por essa propriedade do própolis. O efeito cicatrizante do própolis, também presente no extrato de própolis, está ligado a outros de seus benefícios, como a ação antioxidante, que ao retirar os radicais livres permite a regeneração de células e tecidos, e o poder anti-inflamatório do própolis, que promove por si só uma cicatrização do local. Por muito tempo, o própolis foi usado em sua forma bruta em guerras, sendo passado diretamente em cima dos ferimentos dos soldados.


Efeito imunomoduladores

O ácido cafeico presente no própolis aumentou a produção de CD4 e CD8 (células de defesa do corpo) e anticorpos específicos em estudos realizados com camundongos.


Efeito antineoplásico

Estudos indicam eficácia dos flavonoides do própolis no combate à substância dioxina, produzida na degradação de produtos que contêm cloro (como plásticos e herbicidas). A dioxina é absorvida pelos humanos através da cadeia alimentar, já que está presente na água, em vegetais e, consequentemente, em animais dos quais nos alimentamos, e promove a formação de substâncias cancerígenas. Além disso, outros diversos compostos do própolis têm sido isolados e usados em estudos que buscam impedir o crescimento de tumores.


Dentes manchados

O principal risco do própolis, em sua forma bruta, está relacionado ao teor de açúcar, que pode ser um risco para indivíduos diabéticos ou com propensão a desenvolverem a doença. O própolis pode provocar alergia em algumas pessoas, com sintomas como inchaço, vermelhidão, coceira ou urticária na pele - em pessoas mais sensíveis ou com histórico de alergia, o ideal é pingar 2 gostas do extrato de própolis na pele e aguardar cerca de 30 minutos para ver se surge alguma vermelhidão. O consumo do própolis em sua forma bruta também pode manchar os dentes. Para evitar esses riscos, o ideal é usar extrato de própolis.



Como usar o própolis:

Atualmente, o jeito mais fácil de usar o própolis é através de seu extrato. Para regeneração dos tecidos, cicatrização e espinhas, aplique 1 ou 2 gotas do extrato de própolis sobre a ferida sempre que trocar o curativo ou diretamente na espinha de 4 a 5 vezes por dia. No caso de problemas respiratórios, coloque algumas gotas de extrato de própolis em água fervida e faça inalações com o vapor.


Já para dor de garganta, adicione 4 a 5 gotas de extrato de própolis em uma xícara de água e use para fazer um gargarejo. Essa solução pode ser usada várias vezes por dia, conforme a necessidade. No caso de tosse irritativa ou com catarro, gripe, sinusite e amigdalite, coloque 3 a 4 gotas do extrato de própolis em algum chá ou junte 1 ou 2 gotas do extrato com 1 colher de mel. Tome várias vezes por dia, sempre que necessário.


Os diferenciais do Própolis Verde


O Própolis Verde é produzido a partir da resina do alecrim do campo e é um artigo super raro, só encontrado no Sul de Minas Gerais. Foi, inclusive, reconhecido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) como um patrimônio regional.


Ele contém proteínas e é muito rico em flavonoides, que são substâncias muito usadas na fitoterapia e fazem uma super proteção ao organismo. 


Além disso, somente o própolis verde é rico em éster fenetílico do ácido cafeico (CAPE), com potente ação anticancerígena.


Ele é extremamente utilizado no Japão. Tudo porque induz a morte das células com câncer e não afeta as células sadias. O maior benefício é que não possui os efeitos colaterais que possuem a radio e a quimioterapia, por exemplo.


Então, você já sabe como aumentar a imunidade ingerindo própolis, seja na versão gotas ou spray. Mas, principalmente, quando combinada com o mel , ela alivia sintomas de gripe, resfriado, faringite e amigdalite.


Fonte:www.ecycle.com.br/

5.888 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp (3).png
bottom of page