top of page
Buscar
  • Foto do escritorFarmácia de Manipulação

Para que serve a arruda e como preparar o chá



A arruda é uma planta medicinal cujo nome científico é Ruta graveolens e que pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de varizes, na infestações por parasitas, como piolhos e pulgas, ou no alívio das dores menstruais, já que pode atuar nos vasos sanguíneos, além de ter propriedades cicatrizantes, vermífuga e analgésica.

Todas as partes da arruda podem ser utilizadas, no entanto a maior quantidade de substâncias que garantem os benefícios dessa planta são encontrados nas folhas, que normalmente são utilizadas para fazer chá. A arruda pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, lojas online ou em farmácias de manipulação. 


Para que serve a arruda

A arruda possui propriedades analgésicas, calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatória, antirreumática e vermífuga, podendo ser utilizada como forma de complementar o tratamento de diversas doenças e situações, como por exemplo:

  • Varizes;

  • Dores reumáticas;

  • Dor de cabeça;

  • Úlceras;

  • Cistos;

  • Cólicas menstruais;

  • Excesso de gases;

  • Alterações no ciclo menstrual, como amenorreia ou menorragia;

  • Dor de estômago.

Além disso, a arruda pode ajudar a combater piolhos, pulgas, sarna e vermes, devido à propriedade vermífuga, além de também facilitar a absorção de vitamina C, ajudando a melhorar a imunidade.


Chá de arruda

Todas as partes da planta podem ser utilizadas, no entanto para fazer o chá é normalmente indicado o uso das folhas da arruda, já que é onde é encontrada a maior quantidade de propriedades.


Assim, para fazer o chá de arruda, é indicado acrescentar 1 punhado de folhas secas de arruda em 1 xícara de água fervente e deixar por cerca de 15 a 20 minutos. Em seguida, deixar amornar, coar e beber em seguida.


Efeitos colaterais e contraindicações

O chá de arruda é contraindicado para mulheres que estejam grávidas, uma vez que essa planta também pode apresentar efeito estimulante. Além disso, é importante que o consumo de arruda seja feito de acordo com a indicação do médico ou do fitoterapeuta, isso porque grandes quantidades podem levar ao aparecimento de efeitos adversos, como tremores, gastroenterites, convulsões, vômito, dor abdominal, salivação e fotossensibilidade.


Que tal adquirir o chá?

Farmácia Magistral Peixoto Gomide

Entre em contato conosco pelo Whats App: https://bit.ly/contatomagistral (11 96577 2009)




12.713 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp (3).png
bottom of page