top of page
Buscar
  • Foto do escritorFarmácia de Manipulação

Para que serve a arruda e como preparar o chá



A arruda é uma planta medicinal cujo nome científico é Ruta graveolens e que pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de varizes, na infestações por parasitas, como piolhos e pulgas, ou no alívio das dores menstruais, já que pode atuar nos vasos sanguíneos, além de ter propriedades cicatrizantes, vermífuga e analgésica.

Todas as partes da arruda podem ser utilizadas, no entanto a maior quantidade de substâncias que garantem os benefícios dessa planta são encontrados nas folhas, que normalmente são utilizadas para fazer chá. A arruda pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, lojas online ou em farmácias de manipulação. 


Para que serve a arruda

A arruda possui propriedades analgésicas, calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatória, antirreumática e vermífuga, podendo ser utilizada como forma de complementar o tratamento de diversas doenças e situações, como por exemplo:

  • Varizes;

  • Dores reumáticas;

  • Dor de cabeça;

  • Úlceras;

  • Cistos;

  • Cólicas menstruais;

  • Excesso de gases;

  • Alterações no ciclo menstrual, como amenorreia ou menorragia;

  • Dor de estômago.

Além disso, a arruda pode ajudar a combater piolhos, pulgas, sarna e vermes, devido à propriedade vermífuga, além de também facilitar a absorção de vitamina C, ajudando a melhorar a imunidade.


Chá de arruda

Todas as partes da planta podem ser utilizadas, no entanto para fazer o chá é normalmente indicado o uso das folhas da arruda, já que é onde é encontrada a maior quantidade de propriedades.


Assim, para fazer o chá de arruda, é indicado acrescentar 1 punhado de folhas secas de arruda em 1 xícara de água fervente e deixar por cerca de 15 a 20 minutos. Em seguida, deixar amornar, coar e beber em seguida.


Efeitos colaterais e contraindicações

O chá de arruda é contraindicado para mulheres que estejam grávidas, uma vez que essa planta também pode apresentar efeito estimulante. Além disso, é importante que o consumo de arruda seja feito de acordo com a indicação do médico ou do fitoterapeuta, isso porque grandes quantidades podem levar ao aparecimento de efeitos adversos, como tremores, gastroenterites, convulsões, vômito, dor abdominal, salivação e fotossensibilidade.


Que tal adquirir o chá?

Farmácia Magistral Peixoto Gomide

Entre em contato conosco pelo Whats App: https://bit.ly/contatomagistral (11 96577 2009)




12.773 visualizações2 comentários

2 Comments


lucinhacostabhz
Mar 30, 2022

Gostaria de saber se posso comer morango, tenho Síndrome de intestino irritável.

Like

lucinhacostabhz
Mar 30, 2022

Tenho síndrome de intestino irritável, posso comer morango?

Like
whatsapp (3).png
bottom of page